Finalmente Chegou o grande dia de desfiles, a primeira escola a entrar na avenida, foi a São clemente com um enredo bem engraçado (A cara dela) falando sobre Maurício de Nassau e a historia divertida do primeiro pedágio brasileiro quando ele (Mauricio) colocou o boi para voar, lembro que o carnavalesco da época era o engraçadíssimo Milton Cunha. A segunda escola a desfilar foi a Unidos da Tijuca com o enredo que falava dos avanços da Ciência, tendo revolucionado a estética dos desfiles ao apresentar alegorias humanas, como o já clássico carro do DNA. Lembro-me que fiquei alucinado, pois além de ter vivido boa parte da minha adolescência no bairro da Tijuca, vi ali uma escola vibrante jovem e muito criativa, dizia....essa é uma escola de arte. E logo me vi cantando..."Sonhei amor e vou cantar para o meu sonho ser real, com a Tijuca campeã do carnaval!" Imaginem amigos, eu sozinho no meio daquela Portelada altamente inflamada...rs Lembro que eles estavam com ódio da Tijuca e resmungavam tanto, falavam que aquilo ñ era carnaval pois ñ havia alegoria, o engraçado é que anos depois o gênero Paulo Barros chegou até a Portela e a outras agremiações que falavam tão mal...pois... Imaginem eu naquele meio adorando tudo que via e curtindo muiito, confesso amigos que ali tive a certeza quando meu coração palpitou diferente, sou tijucano! A Escola surpreende sendo vice-campeã.
Em 2005 minha estrèia na avenida, foi novamente vice campeã, com um enredo que falava de cidades e reinos do imaginário humano " Entrei por um lado, sai pelo outro a cantar e quem quiser invente outro lugar, o meu paraiso lugar mais perfeito não há, faço do Borel a Shangrilá".... Nesse ano tive o prazer de desfilar no quinto carro "O purgatório" de sunguinha somente e com o corpo todo sujo, fiz ali amigos maravilhosos, ali começava a fazer parte da família tijucana, até convenci o Lenadro Bitencourt que ñ curtia muito carnaval de escola de samba a desfilar, como éramos muito amigos ele embarcou comigo e logo se apaixonou. Nesse desfile perdi um namoro, tudo pela Tijuca. Como esquecer o lindo pavão com mais de 300 pessoas! Nunca o nosso pavão veio tão grandioso e como é natural de um rabo de pavão hipnotizante rss. Ficamos apenas um décimo da campeã Beija-Flor - Que ódio! Aquele ano realmente foi uma injustiça! Foi a favorita do público e vencedora do Estandarte de Ouro de melhor escola, mas voíla coisa do carnaval....
Em 2006, mais uma vez a escola do Morro do Borel entrou como favorita no Sambódromo onde realizou um desfile vibrante. Com o enredo "Ouvindo tudo que vejo, vou vendo tudo que ouço", do carnavalesco Paulo Barros, a escola assumiu o desafio de transformar o som em imagem, como esquecer a bateria tocando junto com uma orquestra....Nesse ano desfilei numa ala entitulada "A banda" Era uma ala coreografada pela coreògrafa xuxu, tinha acabado de voltar de uma temporada em São Paulo ja cheguei para desfilar...rsr esse nesse processo de ensaios desse ano lembro com carinho pois reencontrei um grande amor... Estra aquele momento ficou bem mais agradàvel rs. Nesse ano tb como esquecer o meu desmaio no dia de desfile antes de começar e no fim da avenida, estava um calor grande a nossa coreografia era bem intensa, no fim do desfile perdi as forças e cai...acordei já na maca dos bombeiros. O desfile transcorreu perfeitamente, a escola foi premiada, ganhando, mais uma vez, o Estandarte de Ouro de melhor escola, porém amargou a sexta colocação, lembram que peremos ponto no samba enredo com aqueel cacòfogo infeliz..." A mùsica ganha o coraçao.." Uma pena..... Daí perdemos o Paulo que foi para Viradouro, ficamos tristes e digamos brigados com ele rs e no ano seguinte com o enredo de "Lambida em lambida a tijuca dá o click na avenida" Nesse ano só assisti e gritei muito no setor 3, lembra Natasha da nossa coreografia? rsrs "Pàra o mundo para o mundo pàra!" ficamos ainda na frente da escola do ex-carnavalesco, da Unidos do Viradouro, confesso que fiquei bem contente...rsrs coisas de quem estava com dor de cotovelo....rs
Para o carnaval 2008, a azul e ouro da Tijuca falou sobre as mais diversas coleções que nós podemos ter. O enredo "Vou juntando o que eu quiser, minha mania vale ouro. Sou Tijuca, trago a arte colecionando o meu tesouro" que é assinado pelo carnavalesco Luiz Carlos Bruno, nesse ano tb não pude desfilar pois ainda morava em São Paulo sõ pude assistir. Cantávamos com prazer "A nossa família unida Tijucana, que iremos retratar os grandes momentos da vida..." Vibrei ao ver o carro dos pinguins onde o Lê Bitencourt e o Roy arrazaram na coreografia aqueles pinguins deram oq falar... Conquistamos a quinta colocação.
Em 2009 a escola do borel escolheu o enredo Uma odisseia sobre o espaço ,de autoria de Luiz Carlos Bruno com texto de João Pedro Roriz e samba-enredo de Julio Alves e Totonho, Já morando no Rio pude acompanhar todos os ensaios, desfilei nesse ano no primeiro carro o abre alas na cauda do nosso pavão, estava empolgado voltar a desfilar na escola no abre alas e fazendo parte do nosso símbolo, estava radiante, mas naquele ano estava tudo estranho, a organização ñ estava boa a concentração no dia do desfile diferente de outros anos, enfim algo estava errado e estava mesmo tiramos nosso pior resultado terminamos na 9º colocação.
Com o enredo É segredo! e a volta do carnavalesco Paulo Barros no carnaval 2010, a escola quebra o jejum de 74 anos sem o título do grupo especial e se torna a campeã do carnaval carioca pela segunda vez e de quebra leva o Estandarte de Ouro como melhor escola mais uma vez. A Unidos da Tijuca mostrou um carnaval moderno e irreverente mostrando os segredos e mistérios da humanidade. Da Comissão-de-Frente até a última ala a escola já era consagrada pelo setor popular (setor 1) aos gritos de "É campeã". E foi assim, com uma escola vibrante, uma bateria linda e afinada, uma Rainha nota 1000 e uma comissão-de-frente de cair o queixo Parabésn para Priscila e Rodrigo querídissimos!!!! Finalmente soltamos o grito que estava preso na garganta há 74 anos.
É campeããããããã!!!!!
Dedico essa postagem a todos aqueles que tiveram ao meu lado ao longo desses anos na torcida e desfilando que fazem parte dessa família unida, tb a vcs amigos Leandro Bitencourt, Natasha e Roy quantas lágrimas na concentração...Que delicia estar ao lado de vcs nesses anos de expeculações de como será esse ano a Tijuca? E das nossas avaliações ao assistir os desfiles das outras e de torcer contra! rsrs Mas nunca perdendo o nosso lado folião. Obrigado amigos! Nosso dia chegou!!!
Samba 2010!!!
È SEGREDO....
Julio Alves, Marcelo, Totonho
Desvendar esse mistèrio
è caso serio quem se arrisca a procurar
o desconhecido do tempo pedido
aquele bergaminho milenar
sao sinzas na poeira da memoria
e brincam com a imaginaçao
Unidos da Tijuca nao è segredo eu amar voçe...
decifrar isso eu nao sei dizer sao coisas do meu coraçao
Eu quero ver esse lugar
que proprio tempo acabou de esquecer
Meu Deus, por onde vou procurar
Serà que alguèm pode me responder
Quem some na multidao
esconde sau verdade
imaginaçao, o heròi jamais revela sua identidade
Serà o mascarado
nesse bailado um foliao?
A senha, o segredo da vida
A chave perdida è o "X" da questao
Cuidado, o que se vê pode nao ser... serà?
Ao entender è melhor revelar
No sonho do meu carnaval
Pare pra pensar, vai se transformar
ou esconder atè o final?
È segredo nao conto a ninguèm
Sou Tijuca, vou alèm
O seu olhar, vou iludir
A tentaçao è discobrir!