"Decidi promulgar hoje o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo"
Meninos e meninos, meninas e meninas...no dia internacional contra a homofobia 17 de junho o presidente Cavaco promulga a lei de casamento de pessoas do mesmo sexo! Visivelmente contrariado Cavacão ñ teve escolha... A poucas horas do fim do prazo que tinha para se pronunciar sobre o diploma que permite o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, Cavaco Silva anunciou a sua promulgação, mas teceu duras críticas à falta de "vontade política para alcançar um consenso alargado", lembrando a solução encontrada por outros países de legalizar as uniões homossexuais, mas sem lhes chamar "casamento".
"É de lamentar que não tenha havido vontade política para alcançar um consenso politico alargado", começou por dizer o presidente da República, numa declaração ao País, que começou, às 20h15. Cavaco Silva sublinhou que "face à grave crise que o País atravessa" e aps "complexos desafios" que enfrenta, "importa promover a união dos portugueses e não dividi-los".
Cavaco Silva recordou ainda que o fato de o diploma ter tido luz verde do tribunal Constitucional não impede que o Presidente utilize o veto e devolva diploma ao parlamento. No entanto, o chefe de Estado disse entender que não deve "contribuir para arrrastar este debate, o que acentuaria as divisões entre os portugueses". Se vetasse provavelmente esta seria aprovada pela maioria de esquerda no Parlamento ou seja papo para ficar em cima do muro e ñ comprometer-se e ficar mal na fita com a massa portuguesa conservadora....
Sabe oq me choca?! Ouvir do presidente: " Devido a situação dramática" Só por isso ele promulga...Enfim...Um presidente que logo sendo o presidente do povo, brancos, negros, mestiços, pobre, rico, homem, mulher,gay e hetero ter esse tipo de mentalidade, ele discorda, e reforça isso para a nação como o fato de ser gay perde-se a noção da família, como se heteros sexuais tivessem mais noção, será que ninguém ensinou ao presidente cavaco, que ter ética vai além do sexo e classe social? Sabemos que o preisdente de Portugal é extremamente conservador e católico, tanto que a decisão veio após a visita do Papa, com essa promulgação Portugal torna-se agora o 5º país da união européia os outros são: França, Alemanha, Dinamarca, Reino Unido a permitir a união entre pessoas do mesmo sexo, um grande avanço para um dos países mais atrasados da europa.
Código Civil português passará a definir o casamento como “o contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família mediante uma plena comunhão de vida”.
Parabéns Portugal pelo avanço e a demonstração de liberdade, igualdade e franternidade!
viva o amor!!!