
Parece que cheguei ontem, um mes na frança...
o bacana dessa experiencia, isso para aqueles que estão dispostos a deixar habitos do seu pais e se adequar ao novo, è pegar o que è bom do lugar, tentar o màximo aprender com aquele novo, seus hàabitos, sem esquecer de suas origens. A cada dia mudo um pouco, nas roupas, cabelo (estou parecendo agora com os àrabes rs aqui isso ñ è bom) no modo de falar; me expressar, comer, de pensar, mudamos mesmo! Um dos grandes problemas aqu em toda a françai è a comunidade àrabe, eles tem o direito de viver aqui por uma questão de colonização, mas ñ se adequam ao modo de vida frances, posso garatir que a maioria dos àrabes aqui arrumam confusão, a comunidade è muito difrente do brasil, uma pena... Simplesmente a grande parte dos franceses odeiam os aràbes (como eles falam) dai vc tira esse odio no mundo pela comunidade àrabe, que não justifica oq muitas vezes eles passam, atè porque preconceito ñ està com nada.
Aqui na frança vivo numa constante analise; das diferenças boas e ruins do brasil e da frança, a cada dia amadureço muito, vejo que na frança aprendemos que o mais importante è ter qualidade de vida, se vc ñ tem dinheiro, ñ compre e muito menos parcele, vc tem que fazer atenção ao seu trabalho, ao seu estudo, como lidar com as pessoas a sua volta, sua imagem e sua vida na sociedade, se vc for educado serei, se vc ñ for serei tambèm, caso pense em não cumprir a lei, vc tem 2 saidas: Pagar a multa, ou ser preso. Se vc cumpre bem seu papel vc terà sucesso. Agora, existe aqui algo muito sèrio que è o preconceito, pessoas que odeiam mesmo e não se envergonham de dizer que não gostam de negros, àrabes, gays (porèm ñ ha agressões cada um na sua) e atè mesmo de estrangeiros principalmente se esse estrangeiro vem roubar o trabalho de um frances.
Os brasileiros, tem uma ideia muito distorcida, achamos que na europa so vivemos comprando perfumes maravilhosos, comprando roupas super baratas de marca, enfim um eterno luxo e poder rsrs; uma vida de Helena da novela das 8, não è bem assim, principalmente aqueles que vem para serem ilegais esses ñ tem nada mesmo, se pegos brasil na mesma hora, tem casos de nem a mala poderem pegar.
A crise està muito feia na europa, a frança, alemanha e suiça estão numa situação melhor, a criação do euro ñ foi um bom negocio e a china produz tudo, fazendo assim muitos investidores e grandes industrias usarem a mão de obra chinesa, mão de obra barata e impostos tb, produzem là e enviam pra cà com o mesmo valor que era produzido aqui, sendo que os patrões lucram muito mais, esse povo todo està desempregado, fazendo o governo aumentar a ajuda ao desempregado, empobrecendo o estado ou seja, o negocio ta feio. No Brasil; estamos longe assim como relatei de termos essa consciencia europeia da regra do bom viver e de se ter qualidade de vida, digo: Finaceira, intelectual, cultural e de nossos deveres como cidadão; tanta coisa ruim acontecendo com meu pais e eu preocupado so com o meu... Tenho minha vidinha, minha cervejinha no fim de semana e o pagode de domingo blz! A vida tà boa...
Creio que a alavanca para o Brasil esta ligada na educação e a cultura e politicos com ètica, que se interessem verdadeiramente em ter um povo intelectualizado, ai meus amigos... o negocio vai ficar frenètico! rsrs Acho aque a nossa alegria e disposição são incriveis, somos um povo trabalhador e valente. E extremamente recptivos...Vcs ñ imaginam oq passei para entrar na França, a burocracia, no meu voo acredito que uns 8 brasileiros voltaram no mesmo dia imaginem 11 hs de voo e vc voltar no mesmo dia! Havia uma mulher que estava ao meu lado que dizia: Palhaçada! Venho gastar aqui, e passo por isso! Se voltar serà a segunda vez! Amigos as pessoas voltam mesmo! Conheci uma menina no embarque , veio ao meu lado, segurava minha mão nervosa no voo fofa! Ela estava indo para a alemanha com conexão em paris, coitada, acabou voltando. Agradeço por estar aqui, e penso como nos brasileiros somos um povo de braços abertos para todos, todo mundo entra no nosso pais, e os recebemos de braços abertos, sem prè-conceitos, o bem vindo è de verdade. Por isso com tantas coisas que a cada dia percebo e vejo que poderiamos ser melhores, e que somos melhores tambem que a europa e outros paises, quando me deparo na alegria e hospitalidade brasileira e no poder economico principalmente na agricultura e economico, nesse povo trabalhador e que não deixa de acreditar que dias melhores virão, eu so digo que tenho muito orgulho quando falo que sou brasileiro. Fico mesmo chateado de ouvir falarem mal do nosso pais, não gosto fico chateado, eu posso vc não rss.
Depois dos escandalos do mensalão, fiquei um tanto magoado com o nosso presidente e o PT, hoje olhando bem de fora; fiz as pazes com o nosso presidente + ou - rsrs, vcs ñ tem ideia como falam bem do Lula e da poilitica economica, (sejamos honestos vem desde do Itamar Franco), vejam.... da politica economica! Ñ a do senado! Pois bem, O nosso presidente è muito bem visto, o Sarkosy o estima muito (com seus interesses...), a nossa politica internacional vai bem, tb bato palma para o ProUni realmente foi um grande avanço para quem ñ pode pagar uma universidade, o pobre pode estudar e crescer, que è o mais importante num pais - Educação. Conversando com empresàrios portugueses, a maioria dos empresàrios europeus estão investindo em Cabo verde e no Brasil, a uma grande possibilidade realmente de termos momentos na economia de cofre cheio e bonança para os brasileiros. Por isso me chateio....Temos tudo para sermos uma grande potencia e ñ 'ainda' somos.
Disse outro dia numa postagem, ainda que vou ficar um bom tempo aqui, estou adorando essa experincia espero crescer muito como pessoa; muitos amigos brincam..."Que poder Muratori! Tà chick amigo! Estou orgulhoso pela coquista, o tempo que Deus me permitir e quiser que eu fique aqui ficarei e vou aproveitar ao màximo! Ao voltar vou ser o Bruno de sempre, porem mais maduro, estar na França ñ faz que eu me sinta melhor que o meu proximo, simplesmente agraciado, agradeço todos os dias ao universo e a Deus por essa experiencia, ate porque nunca sabemos oq pode nos acontcer amanha, no entando ñ vale de nada estar com o nariz là no alto; como gosto de estar na moda; digo, è tão brega ser arrogante...rsrs
A'revoir!